Psicologia

12/07/2018

UCPel empossa coordenadores de cursos para a gestão 2018-2020

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A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) empossou os coordenadores de curso de graduação e pós-graduação stricto-sensu para os próximos dois anos. O ato de posse contou com a participação do reitor, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, e das pró-reitoras, Patrícia Giusti e Ana Maria Hackbart.

Das graduações, 24 seguem com a mesma coordenação. Os cursos de Tecnologia em Design de Moda e Serviço Social terão novos coordenadores. Ana Luiza Soares passa a ser a responsável pelo tecnólogo. O curso de Serviço Social terá coordenação compartilhada entre os professor Cristine Ribeiro, Mara Medeiros, Renato Della Vechia e Vini da Silva.  Os quatro Programas de Pós-Graduação seguem com os mesmos gestores.

De acordo com a pró-reitora acadêmica, professora Patrícia Giusti, a cerimônia também foi um momento de consolidação do trabalho iniciado em 2012. “Houve discussões junto aos núcleos docentes estruturantes e junto aos colegiados em que foi entendido esse processo como o de continuidade”, lembrou. 

A coordenação do curso é um espaço voltado à condução de liderança junto aos docentes e discentes. Conforme a pró-reitora, o espaço é importante porque proporciona vivência no processo de gestão, diferente da experiência em sala de aula. “Aos novos coordenadores que chegam, será um desafio devido o processo de aprendizado voltada para legislação e regulação dos cursos”, disse. 

A cerimônia de posse ocorreu na quarta-feira (11). Confira os nomes abaixo:

Filosofia: Adriane da Silva Möbbs;
Pedagogia: Vera Luci Alves Savedra;
Teologia: Padre Waldeir da Paixão Silva;
Administração e Tecnólogos em Gestão Comercial, Gestão Financeira e Gestão de Recursos Humanos: João Alberto Gonçalves Júnior;
Arquitetura e Urbanismo: Laura Gomes Zambrano;
Ciências Contábeis: Geruza Rodrigues Thiel;
Direito: Ana Luíza Berg Barcellos;
Engenharia Civil: Ricardo Curi Terra;
Engenharia da Computação: Claudio Machado Diniz
Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica: Leandro Zafalon Pieper;
Jornalismo: Marcus Paulo Spohr;
Letras: Jéferson da Silva Schneider;
Publicidade e Propaganda: Cristina Russo Geraldes da Porciúncula;
Serviço Social, coordenação colegiada entre os professores: Cristine Jaques Ribeiro, Mara Rosange Acosta Medeiros, Renato da Silva Della Vechia e Vini Rabassa da Silva;
Tecnologia em Design de Moda: Ana Luíza Timm Soares;
Tecnologia em Segurança Pública: Fábio Raniere da Silva Mendes;
Enfermagem: Ana Lúcia Soares de Azevedo;
Farmácia: Elemar Gomes Maganha;
Fisioterapia: Giane Braida;
Medicina: Regina Bosenbecker da Silveira;
Odontologia: Patrícia Osório Guerreiro;
Psicologia: Andrea Veiga Wagner; 
Mestrado em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente: Fernando Celso de Barros;
Programa de Pós-graduação em Saúde e Comportamento: Gabriele Cordenonzi Ghisleni;
Programa de Pós-graduação em Política Social: Luiz Antônio Bogo Chies;
Programa de Pós-graduação em Engenharia Eletrônica e Computação: Eduardo Antônio César da Costa.

Redação: Rita Wicth – MTB 14101 

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Por Portal UCPel

12/07/2018

V Jornada de Psiquiatria e Psicologia Médica da UCPel recebe inscrições

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As inscrições para a V Jornada de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) estão abertas. Promovido pela Liga Acadêmica de Psiquiatria (Lapsi), o evento ocorrerá entre 06 e 08 de agosto, no Auditório Dom Antônio Zattera.

Até 23 de julho, as inscrições, no valor de segundo lote, custam R$ 30. Entre 24 de julho e 05 de agosto, o terceiro lote será comercializado a R$ 35. No primeiro dia do evento, os ingressos poderão ser adquiridos por R$ 40.

O participante pode realizar inscrição através de depósito bancário. Para o Banco do Brasil, a agência é 2950-5 e a conta 23935-6, em nome de Lisiane Vilar Santos, CPF 030.917.940-83; No Banrisul, agência 0320, conta 35.235329.0-4, em nome de Carolina S. Dornelles, CPF 015.018.810-27. Após, enviar a foto do comprovante, nome completo, CPF, telefone, curso e ano ou semestre para o e-mail lapsiucpel2018@gmail.com. 

Durante o evento será lançado o livro "Manual de Psiquiatria: da prática à cultura". A publicação entrará para a bibliografia básica utilizada nas provas de seleção dos novos membros da liga e pode ser adquirida com as inscrições, no valor de R$ 40.

A programação completa e mais informações podem ser obtidas através do evento no facebook, no link

Redação: Piero Vicenzi

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11/07/2018

Comunicado - Cancelamento PADOC 19h

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Em razão de problemas de saúde do palestrante, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) informa que o encontro do Programa de Aperfeiçoamento Docente (PADOC), desta quarta-feira às 19h, foi cancelado. 

Assim que possível, uma nova data será comunicada. 


Por Portal UCPel

05/10/2017

O uso de substâncias psicoativas para melhoramento no desempenho cognitivo entre estudantes para concursos públicos

A busca pelo reconhecimento social e a pressão por resultados estão contribuindo para que estudantes saudáveis busquem nas drogas psicoativas uma forma de melhorar o desempenho cognitivo e obter destaque.

O aluno da Universidade Católica de Pelotas, Thiago Donassolo, realizou uma pesquisa envolvendo 178 alunos matriculados em cursos preparatórios aos concursos das Magistraturas Federal e Estadual, bem como, para a Procuradoria Pública Estadual. O estudo observou uma alta prevalência de utilização do metilfenidato (Ritalina) entre os participantes tanto ao longo da vida (18,5%) quanto nos últimos 30 dias (8,5%). O trabalho ainda identificou que indivíduos sem justificativa clínica já fizeram uso do medicamento para melhoramento cognitivo.
Questões éticas, morais e legais sobre o uso de melhoradores cognitivos por indivíduos saudáveis estão sendo levantadas em pesquisas internacionais. O benefício cognitivo adquirido pela utilização de medicamentos sem prescrição vem sendo considerado injusto e desleal por parte destas investigações.

Utilizados, sem uma indicação clínica, exclusivamente na intenção de obtenção de um melhoramento no desempenho cognitivo, leva-nos a nos perguntar se, assim como no doping esportivo, esta prática poderia ser considerada com um possível doping no desempenho cognitivo no contexto de concursos públicos.

Por Núcleo Web

03/10/2017

Os níveis de BDNF podem variar em pessoas com depressão e tentativas anteriores de suicídio?

Depressão e ideação suicida são fatores que atingem milhares de pessoas todos os anos. Estudos mostram que suicídio é uma das principais causas de morte de pessoas entre 15 e 45 anos. Por isso, um estudo publicado por Fernanda Moreira e colaboradores no prestigioso jornal científico Psychiatry Research procurou entender diferenças no BDNF de pessoas com depressão e tentativas anteriores de suicídio.

O BDNF (Brain-derived neurotrophic fator / Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro) pode ser entendido como uma substância presente em todos os seres humanos, responsável por ajudar diversas reações nos neurônios, especialmente as relacionadas com sua sobrevivência e com a formação de novos neurônios. Também ajuda na ativação de diversas áreas importantes do cérebro, como aquelas relacionadas a memória, aprendizado e pensamento, por exemplo.

O estudo contou com a participação de 1380 participantes, homens e mulheres, realizado entre os anos de 2011 e 2012 na cidade de Pelotas. Destes, 147 foram selecionados e divididos em três grupos de 49 pessoas: O primeiro, de pessoas sem transtorno mental; o segundo composto por pessoas unicamente com depressão sem histórico de tentativa de suicídio; e um último grupo de pessoas com depressão e tentativa anterior de suicídio.

Como resultados, se descobriu que pessoas com depressão e depressão com tentativa anterior de suicídio possuem níveis significantemente menores de BDNF do que em pessoas saudáveis, confirmando que pessoas que sofrem do transtorno podem ter diversos prejuízos cerebrais durante a vida. Assim, o BDNF se apresentou como marcador biológico da depressão na amostra estudada e não da tentativa de suicídio.

No mês passado, o Ministério da Saúde promoveu a campanha Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio, com o objetivo de reduzir a ideação suicida da população. A campanha divulgou diversas informações a promoveu diversas ações preventivas nos municípios. Você pode obter mais informações neste link: http://www.setembroamarelo.org.br/.

Caso você acredite possuir sintomas depressivos ou ideação suicida (qualquer vontade de fazer mal a si próprio), recomendamos que procure a Unidade Básica de Saúde (Posto de Saúde) da sua região, ou o Campus de Saúde da UCPel, no endereço Av. Fernando Osório, 1586. 


Por Núcleo Web
Tags: depressao

14/09/2017

Qual perfil do professor com transtorno mental comum?

Transtornos mentais comuns (TMC) referem-se aos transtornos de ansiedade, depressão e somatoformes (sintomas físicos que aparecem no indivíduo devido sua condição mental) sendo incluídos sintomas de insônia, irritabilidade, cansaço, dificuldade de concentração e esquecimento. Estima-se que a prevalência de TMC na população seja de 25%. Infelizmente esta medida quando observada em grupos de professores escolares vem se apresentando bastante elevada chegando a até 50%. Desta maneira, torna-se relevante estabelecer o perfil do professor que apresenta maior risco para desenvolver o TMC.

O trabalho rotineiro em sala de aula pode causar sobrecarga tanto emocional quanto física, sendo também bastante comum a presença de distúrbios vocais nos professores. Distúrbios vocais são entendidos como rouquidão, perda de voz, desconforto para falar devido a variados fatores como uma possível lesão nas cordas vocais ou até mesmo algum diagnóstico mais complexo.

Um estudo realizado na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) pela doutora fonoaudióloga Luise Marques da Rocha buscou avaliar a ocorrência de casos novos (incidência) de transtornos mentais comuns relacionando com distúrbios vocais em professores do ensino fundamental na cidade de Pelotas.

Este estudo foi dividido em duas partes sendo a primeira etapa com 575 professores foram entrevistados no período de Agosto a Dezembro de 2011. Na segunda parte, os mesmos 575 professores foram chamados no período de Agosto e Dezembro de 2014 e 469 destes participaram.

Os resultados demonstraram que 18% daqueles professores que não apresentaram TMC na primeira etapa, tinham TMC na segunda etapa. O estudo também demonstrou que 23% dos professores apresentavam algum distúrbio vocal. A proporção de casos de transtorno mental comum em professores com algum distúrbio vocal foi 77% maior do que no grupo de professores sem distúrbios vocais. Assim, concluiu-se que os professores com distúrbios vocais têm mais chances de desenvolverem transtornos mentais comuns.

Esse estudo se mostrou inovador devido ao acompanhamento ao longo tempo, sendo um dos primeiros a aprofundar e relacionar na questão de transtornos mentais comuns com distúrbios vocais nessa população.

É importante que os professores tenham uma boa percepção e informação sobre sua voz e estado mental para que possam prevenir possíveis transtornos mentais comuns ou distúrbios vocais de se desenvolverem. Recomenda-se procurar ajuda psicológica e fonoaudiológica tanto para tratamento como prevenção.

Por Núcleo Web
Tags: transtorno

01/06/2017

Pesquisa do curso de Psicologia da UCPel estuda a obesidade e o ritmo biológico de crianças

Uma pesquisa realizada no curso de Psicologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) procurou estudar o ritmo biológico de crianças obesas entre sete e oito anos, matriculadas em 20 escolas municipais sorteadas. O trabalho de conclusão de curso foi realizado por Rafaela Souto e contou com a orientação da professora Karen Jansen.   
Foram avaliadas pelo estudo 371 crianças e seus cuidadores. Destas, 94 crianças eram obesas, sendo 52 meninas e 42 meninos. Os resultados foram relacionados a características do cuidador dessas crianças – de ser obeso - e a dificuldade na manutenção do ritmo biológico.

O estudo descobriu que a presença de obesidade nos cuidadores, bem como maior escolaridade destes, contribuem para o aparecimento de obesidade infantil. Também foi demonstrado que as crianças obesas possuem dificuldades em manter o ritmo biológico. A pesquisa ainda identificou que a cada quatro crianças, uma era obesa. Das crianças avaliadas, 52% apresentou sobrepeso ou obesidade.

A obesidade é uma doença crônica que atinge, atualmente, 41 milhões de crianças no mundo e está associada ao desenvolvimento de outras doenças crônicas como as cardiovasculares, as renais, o diabete tipo 2, a depressão, a hipertensão e o câncer. Também estudos atuais relacionam obesidade e estilo de vida sedentário, crianças com computador e televisão no quarto apresentam maior nível de gordura corporal. Quando não tratada, a criança pode ter dificuldades nas relações sociais, atividades diárias, ter alterações no sono e pular refeições.

O ritmo biológico é definido como o ciclo periódico que acontece na vida de todas as pessoas e outros seres vivos, como, por exemplo, o período do dia em que um indivíduo geralmente dorme. Esses ritmos são necessários para manter a qualidade de vida da pessoa.

Apesar de bastante abrangente, os achados do estudo não investigaram escolas particulares, o que poderia contribuir ainda mais com os níveis de obesidade infantil. Por fim, outra necessidade para possíveis estudos seria incluir crianças de outras faixas etárias.

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26/05/2017

13 Reasons Why: Da ficção à nossa realidade

Atualmente, um dos seriados mais discutidos nas redes sociais tem sido 13 Reasons Why, lançada em março de 2017 pelo serviço de streaming Netflix. Na dramaturgia, a protagonista adolescente comete suicídio e deixa treze fitas cassetes para ser ouvidas por pessoas que ela se relacionava, cada uma contendo um motivo pelo qual a estudante resolveu tirar a própria vida. Infelizmente, o risco de suicídio não é algo raro nesta etapa da vida.

A adolescência, devido a suas diversas mudanças no desenvolvimento humano, é uma das principais épocas onde se observa maiores riscos de suicídio, necessitando de um acompanhamento de perto. Para entender melhor como funciona o processo de ideação suicida, é necessário dividi-lo em pensamento (relacionando a vontade de "não existir"), plano (como a pessoa resolve tirar sua própria vida) e a tentativa propriamente dita.

Em um estudo realizado pela Universidade Católica de Pelotas no ano de 2010, foram entrevistados um total de 960 adolescentes entre 15 e 18 anos (idade geralmente parecida com o dos personagens da série americana). Foi encontrado 7,7% de ideação suicida. Apesar de mais baixo do que em outras cidades, como Porto Alegre, o número ainda é alarmante.

Os dados apontam que estudantes que possuem mãe com baixa escolaridade, sedentarismo (jovens que não fazem exercícios físicos regularmente), uso de álcool e outras substâncias, envolvimento em brigas, bem como baixa escolaridade do próprio adolescente são fatores que podem aumentar a probabilidade de o jovem pensar em tirar a própria vida. Ou seja, jovens com maior vulnerabilidade social talvez manifestem através de outros comportamentos a ideia de fazer mal a si mesmo.

Na série, vários personagens fazem uso de álcool e outras drogas, além de serem expostos a grande violência na escola, fator frequentemente apontado pela personagem principal em suas fitas. A pesquisa realizada pela UCPel coloca que um fator importante para a prevenção do suicídio em adolescentes seria criar estratégias de prevenção que ajudem adolescentes com exposição ou que apresentem comportamentos agressivos, fazem uso de álcool e drogas e apresentem baixa escolaridade.

Por Núcleo Web

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