pós-graduação

Curso de Psicologia

Psicologia da UCPel é composta por 10 semestres, com carga horária de 4.000 horas. As disciplinas ocorrem no turno da tarde e aliam teoria, prática e reflexão desde o primeiro semestre, sendo possível transitar entre a sala de aula e o ambiente profissional, atuando e compreendendo as questões relacionadas às demandas da comunidade.

São muitos os diferenciais do curso: entre eles a relação com a atuação na saúde pública desde a atenção básica à alta complexidade em saúde. Conta ainda com uma relação estreita com cenários vinculados ao próprio curso de Psicologia (Serviço-Escola), uma clínica psicológica própria voltada ao atendimento psicológico de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Escola, Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (IMDAZ), Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). Na Clínica Psicológica as instalações compreendem 14 consultórios. A partir dos cenários em que o curso atua, são realizados anualmente mais de 30 mil atendimentos.

Titulação: Psicólogo
Duração do curso: 10 semestres
Carga horária: 4000 horas
Turnos de funcionamento: Tarde

Formato do curso

A Psicologia abarca uma diversidade de orientações teóricas, decorrentes de paradigmas filosóficos, epistemológicos e históricos, que se refletem em conceitos, métodos e práticas variadas. Tal complexidade exige que a formação se fundamente em valores, princípios e compromissos que garantam a constituição de um profissional ético, comprometido com o desenvolvimento científico da Psicologia e atento aos fenômenos históricos, sociais, econômicos, culturais e políticos. O equilíbrio entre teoria, prática e reflexão faz parte da rotina dos estudantes de Psicologia na UCPel. Desde os primeiros semestres, as disciplinas utilizam diferentes atividades práticas que buscam desenvolver habilidades, analisando questões do cotidiano das pessoas, compreendendo os processos de construção do adoecimento e da saúde mental.

Os futuros psicólogos transitam pelos ambientes das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Clínica Psicológica, Campus da Saúde e Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP).

Sabendo que a experiência prática durante a graduação é fundamental para o ingresso no mercado de trabalho, a UCPel ainda oferece oportunidade de estágios junto ao Setor de Gestão de Pessoas e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Escola), que é um dos campos onde o estudante contribui na ressocialização de usuários com transtornos psiquiátricos graves e persistentes.

Além da sala de aula e dos locais de atendimento à população, o curso da Católica presta assessoria a diversas empresas da cidade, mantendo também uma relação próxima com os gestores municipais no sentido de apoio a projetos.

Currículo

As disciplinas propostas têm como eixo central a saúde mental. Conteúdos teóricos associados a atividades práticas são responsáveis por garantir uma formação adequada para prover o diagnóstico, a prevenção e o tratamento em diferentes níveis de complexidade em saúde mental.

Professores

A formação de cidadãos capazes de atuar a partir de parâmetros profissionais qualificados e de participação ativa e inovadora no desenvolvimento da Psicologia como área de conhecimento científico e como prática profissional exige também organização didática e pedagógica do curso. A sala de aula e as atividades acadêmicas cotidianas articulam os desafios que o futuro coloca cotidianamente com as ações na comunidade, atuando com claro compromisso com a superação dos problemas sociais e humanos que marcam o nosso tempo. A seguir apresentamos o corpo docente do curso de Psicologia da UCPel.

  • ANDREA VEIGA WAGNER
  • BRENDA FAGUNDES LOURO
  • CARLA SILVA DE AVILA
  • DANIEL MORAES BOTELHO
  • FABIO RANIERE DA SILVA MENDES
  • FERNANDA PEDROTTI MOREIRA
  • GABRIELE CORDENONZI GHISLENI
  • ISABEL CRISTINA DE OLIVEIRA ARRIEIRA
  • JESSICA PUCHALSKI TRETTIM
  • JULIANA SANCHES DOS SANTOS
  • KAREN JANSEN
  • LUCIA VALQUIRIA SOUZA GRIGOLET
  • LUCIANA DE AVILA QUEVEDO
  • LUCIANO DIAS DE MATTOS SOUZA
  • LUCIENE SMITHS PRIMO
  • MARIA CLARA SOARES SALENGUE
  • MARIANA BONATI DE MATOS
  • RAFAEL DAME ANDRETTI
  • RICARDO AZEVEDO DA SILVA
  • ROSANE PINHEIRO KRUGER FEIJO
  • SINARA FRANKE DE OLIVEIRA
  • VERA LUCIA MARQUES DE FIGUEIRE
  • WILSON DA MOTA FERNANDES


Coordenadora: Prof.ª Maria Clara Soares Salengue

E-mail: maria.salengue@ucpel.edu.br

Infraestrutura

A infraestrutura utilizada como cenários para o curso de Psicologia na UCPel dispõe de projetos e cenários voltados ao aprendizado em que a ação dos estudantes ocorre no contato direto com a comunidade.

Assim, é esperado que a formação atenda a Declaração Universal dos Direitos Humanos e dedique suas ações à construção de uma sociedade democrática promovendo a qualidade de vida de indivíduos, grupos, organizações e comunidades. Dessa forma, a ampliação e a garantia do acesso da população ao Serviço Escola da UCPel traduz o reconhecimento do curso a importância das políticas públicas e a promoção de direitos sociais, em articulação com os avanços no campo do conhecimento científico e tecnológico.

Assim, o Serviço de Psicologia da UCPel/Serviço-Escola, que tem sua função explicitada das DCNs, busca responder às exigências para a formação do psicólogo, congruente com as competências que o curso objetiva desenvolver no aluno e as demandas de serviço psicológico da comunidade na qual está inserido (DCN, 2011).

As atividades práticas e estágios do curso permitem a atuação profissional e a inserção em diferentes contextos institucionais e sociais, bem como a participação nas diversas políticas públicas, visando o fortalecimento de ações multiprofissionais em uma perspectiva interdisciplinar.

Os locais/cenários que integram o Serviço Escola de Psicologia são:

Atenção Primária:

  • IMDAZ (Instituto de Menores Dom Antônio Zattera);
  • CETRES (Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade);
  • Unidades Básicas de Saúde dos bairros Py Crespo, Sanga Funda, Fátima e Pestano; Campus da Saúde.

Média Complexidade: Clínica Psicológica da UCPel;

Alta Complexidade: Centro de Atenção Psicossocial – CAPS-ESCOLA e Hospital Universitário São Francisco de Paula – HUSFP.

Valores

A mensalidade do curso de Psicologia da Católica de Pelotas é uma das mais atrativas do Rio Grande do Sul.

A UCPel ainda possui crédito estudantil próprio regido por edital com seleção anual. Também existe a possibilidade de obter crédito em instituições bancárias parceiras da Universidade, como o banco Banrisul.

Vestibular

O curso de Psicologia na UCPel oferece várias atividades práticas desde o primeiro semestre. A inserção na comunidade confere uma vivência completa da profissão ao atuar em atividades de Curricularização da Extensão e no Serviço de Psicologia a partir de cenários como: Campus da Saúde, Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), Caps Escola, Unidades Básicas de Saúde (UBS) gerenciadas pela UCPel, Instituto Dom Antônio Zattera (IMDAZ) e empresas conveniadas com a UCPel para a atuação na área de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, além de uma clínica psicológica própria voltada ao atendimento psicológico de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). No curso o aluno também pode iniciar as suas atividades em pesquisa com professores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento com grande produção na área.

As inscrições ocorrem no site do Vestibular UCPel