O Projeto de Extensão “A Comunicação na Sala de Espera”, vinculado à Universidade Católica de Pelotas (UCPel), tem ações para diminuir a ansiedade no período de espera dos atendimentos de usuários do serviço de atendimento ambulatorial. As atividades acontecem no Campus da Saúde da UCPel.

Visto o agravante da ansiedade, expectativa e estresse no período de espera da consulta nas salas de espera — o projeto propicia a otimização do tempo desenvolvendo assuntos voltados para educação em promoção à saúde. Os acadêmicos também incentivam os pacientes a se expressarem e opinarem acerca dos temas discutidos, gerando assim reflexões acerca dos processos da vida e dos determinantes da saúde.

Segundo a docente Renata Rosenthal, os alunos que participam da atividade extensionista visam também, garantir o atendimento humanizado e qualificado ao paciente, contribuindo para as necessidades de atenção da comunidade. “Os alunos desenvolvem habilidades de diálogo, estimulando uma abordagem organizada e crítica, capacitando-os a atender as necessidades e contribuir para a melhoria da assistência”, diz.

A atividade passou a ser componente curricular extensionista, tornando-se relacionada com as disciplinas cursadas no período da graduação. Rosenthal, que também é Coordenadora da disciplina de Propedêutica, comenta sobre a participação dos estudantes de psicologia nas ações. “A construção da prática interdisciplinar de diferentes cursos tem o potencial de contribuir para a superação de uma visão/ação compartimentada, fragmentada e individual em saúde, possibilitando aos alunos a socialização de conhecimentos e de linguagens no ato da sua formação e do próprio trabalho em saúde”, completa.

Mais sobre as ações do Projeto

Além da divulgação de informações sobre saúde dos usuários do ambulatório médico, o projeto aborda temas de campanhas sociais, com infográficos que ajudam na prevenção, alerta ou na disseminação de conhecimento, como:

• Câncer colorretal – desenvolvido no mês de Março
  • Autismo – desenvolvido no mês de Abril