pós-graduação

Uma atividade do curso de Psicologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), realiza, em diversos locais do município, discussões sobre promoção e prevenção da saúde mental. A ação faz parte de uma disciplina extensionista com foco na atenção básica.

Também chamada de atenção primária, a atenção básica abrange um atendimento inicial aos usuários do sistema de saúde. Uma “porta de entrada”, que tem como objetivo orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravamento e organizar o fluxo dos serviços médicos dentro do sistema.

Após um período trabalhando com a teoria em sala de aula, acadêmicos do quinto semestre do curso de Psicologia da UCPel elaboram projetos que são levados à comunidade local. Os  lugares e grupos que serão atendidos são de escolha dos próprios discentes. “Neste trabalho os alunos têm oportunidade de adquirir um conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos e atuação social”, comenta a professora Rosane Feijó.

Entenda a ação

Nas visitas os acadêmicos da UCPel estimulam diálogos sobre temáticas como bullying, violência, empatia e ansiedade. Locais como a Sociedade Espírita Assistencial Dona Conceição, a Unidade Básica de Puericultura, o Centro de Extensão em Atenção à Terceira (CETRES/UCPel) e escolas públicas estão entre os escolhidos pelos alunos. Nesta quinta-feira (22), a ação aconteceu no Colégio Estadual Félix da Cunha.

Durante uma aula de Projeto de Vida — componente obrigatório do novo ensino médio — as alunas conversaram sobre os sentimentos do dia dos alunos e puderam aplicar a teoria que aprendem na sala de aula. Para a acadêmica Diuly Damaceno a experiência é um momento único, “conseguimos realmente entrar em contato com as pessoas e executar um pouco do que aprendemos”, declara.

Confira no vídeo abaixo um pouco sobre a visita ao Colégio Estadual Félix da Cunha.

Vídeo e edição: Leandro Lopes
Reportagem: Caroline Albaini