Vestibular

Com as turbinas aquecidas, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizou nesta segunda-feira (17) o embarque dos novos alunos para o vôo do segundo semestre letivo. Estudantes de Psicologia, Direito e Arquitetura e Urbanismo foram recepcionados nos turnos da tarde e noite através de encontros virtuais sob a temática do Embarque UCPel.

A pró-reitora acadêmica, professora Patrícia Giusti, deu as boas-vindas aos ingressantes. “Queria, de forma muito carinhosa, garantir que estamos prontos para partir com vocês nessa viagem. Trabalharemos juntos nestes próximos anos para que tenham uma formação de qualidade, que preza especialmente pelas questões técnicas associadas aos valores de uma formação ética e humana”, pontuou.

Na sequência, o Núcleo de Atendimento e Serviços Acadêmicos apresentou aos alunos o funcionamento da Biblioteca, Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) e Central de Atendimento, que são os principais setores de envolvimento com o estudante ao longo da vida acadêmica. “São setores fundamentais para conhecimento daqueles que chegam e, mesmo que de forma virtual, estarão à disposição para que os alunos possam viver a Universidade da melhor maneira possível”, concluiu a pró-reitora.

Participaram do encontro online também as diretoras do Centro de Ciências da Saúde, Moema Chatkin, e do Centro de Ciências Sociais e Tecnológicas, Ana Cláudia Lucas, as coordenadoras dos cursos de Psicologia, Andrea Wagner, do Direito, Ana Luíza Berg Barcellos, e Arquitetura e Urbanismo, Laura Zambrano.

A estudante Rauita Garcia, de 24 anos, cursará sua primeira graduação na UCPel e aprovou o evento online. “Achei super legal! Passou uma mensagem de acolhimento e compreensão. Com o momento atual de incertezas, a ação me trouxe segurança e ainda mais alegria por conseguir fazer parte da UCPel”, relatou.

Rauita optou pelo curso de Psicologia e começa o semestre letivo com a expectativa de ampliar horizontes. “Acredito que vai expandir os meus conhecimentos e me tornar ainda mais empática, que é exatamente o que espero dessa graduação. Penso que o curso trará muito aprendizado e enriquecimento profissional e pessoal”, acrescenta.

Embarque UCPel

O evento foi totalmente adaptado para o formato online, visto que as normas de distanciamento controlado do Rio Grande do Sul para frear a disseminação do novo coronavírus (COVID-19) não permitem aglomerações. O supervisor de comunicação e marketing, Iago Fernandes, lembrou que mesmo a distância a acolhida online cumpre seu papel. “O mundo mudou e foi preciso que nos adaptássemos a esse novo momento. Não poderíamos deixar de recebê-los com muito afeto e carinho, visto que é uma tradição e faz parte dos princípios cristãos da UCPel esse cuidado com o outro. Esse embarque no portão virtual é importante porque também enfatiza aos alunos o nosso compromisso com cada um deles”, argumentou.

Os kits institucionais de boas-vindas serão distribuídos em formato drive-thru, no Campus da Saúde – Avenida Fernando Osório, 1586. Os novos alunos receberão ecobag, caderno e copo retrátil.

Redação: Mariana Santos