Vestibular

A décima edição do evento ‘Consciência Negra UCPel – Amplie a Sua’ propõe o debate sobre Racismo e Saúde: luta ‘antimanicolonial’. O termo, ainda pouco usado, associa a batalha por uma sociedade de acolhimento às pessoas com sofrimento mental em liberdade, e, a luta decolonial, que busca superar o pensamento eurocêntrico e ‘brancocêntrico’. Roda de Conversa, live no Instagram da UCPel, debate e programa na RádioCom compõem a programação que começa dia 18 virtualmente. 

À frente do evento nesses 10 anos, a professora da UCPel, Carla Ávila, avalia como principais conquistas o interesse dos estudantes em se aprofundar no tema, seja através da participação de grupo de pesquisa, atividades de extensão e trabalhos de conclusão de curso. “Nos 10 anos de projeto, já contamos com alunos de cursos como Serviço Social, Jornalismo, Enfermagem, Psicologia, Medicina e Direito”, lembra.  

Desde 2017, a temática racismo e saúde vem sendo analisada pelo grupo de pesquisa em Relação Étnico-Raciais. Por isso, a escolha em aprofundar o tema para contribuir com profissionais da saúde, da educação e usuários da saúde mental na compreensão dos processos de assimilação do racismo estrutural, explica a docente.

Programação 2021  

Com quatro atividades propostas, o evento da UCPel também integra a Semana da Consciência Negra 2021 de Pelotas. A programação começa no dia 18, às 19h30, via Google Meet, com roda de conversa sobre racismo e saúde – luta  antimanicolonial.

No dia 25, às 18h, live no Instagram da @ucpel segue debatendo a temática, com a participação da professora do curso de Medicina, Regina Nogueira, e com a mestranda da UCPel, que estuda política em saúde para a população negra,  Natalia Ferreira.    

No dia 26, às 19h30, o debate será sobre Raça e Agroecologia, com a participação de integrantes dos grupos de pesquisas Gestão Agrária, Urbana e Ambiental, e Observatório de Conflitos da Cidade, ambos da UCPel. 

Encerra a programação, no dia 27, às 13h30, a participação de integrantes do evento no programa da RádioCom Gente como a Gente. Também participam representantes da Associação dos Usuários de Serviços de Saúde Mental de Pelotas (AUSSMPE). 

As inscrições para participação são gratuitas e devem ser feitas com envio de email para relacoesetinicoraciaisucpel@gmail.com. As atividades ocorrerão via Google Meet, Instagram @ucpel e RádioCom. Será fornecido certificado de participação. 

 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101