Vestibular

A partir de agora a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) conta com um novo espaço para relatar as atividades realizadas pelas ações extensionistas: a revista virtual Extentio. Na primeira edição é possível acompanhar relatos sobre as mudanças impostas pela pandemia do coronavírus em alguns projetos e programas desenvolvidos junto à comunidade. 

De acordo com o editor da revista e coordenador do curso de Teologia, professor Enir Cigognini, a ideia da publicação nasceu da necessidade de dar visibilidade de uma forma científica e inovadora às ações de extensão. A partir daí, o Programa de Extensão Horizontes, em diálogo com a Pró-reitoria Acadêmica, com o Escritório de Desenvolvimento Regional(EDR) e com a coordenação de Extensão, construiu o Projeto Extentio. “A maioria dos periódicos científicos está vinculada à publicação de resultados de pesquisas, consequentemente, faltava-nos um espaço científico para colocar em relevo a própria extensão. É verdade que as redes sociais e demais meios de divulgação, realizam a disseminação das atividades, todavia, em um nível mais informativo”, relata Cigognini, ao lembrar ainda que por não ser “ativismo ou assistencialismo” e sim uma relação entre universidade e comunidade que resulta na construção coletiva e colaborativa do saber, a extensão precisa ser documentada e publicizada. 

Construção do conteúdo

A Extentio é construída a partir de materiais, principalmente artigos, elaborados por docentes, discentes e comunidade envolvida pelos projetos e programas de extensão da UCPel. O conteúdo passa pela análise do Corpo de Avaliadores da revista e após aprovação é diagramado pelos profissionais de Publicidade e Propaganda do Núcleo de Comunicação e Relacionamento da Católica (NCR). Os textos são publicados via plataforma Open Journal Systems(OJS).

Temas da revista n° 1

O primeiro exemplar da revista tem como temática as adaptações realizadas pelas ações extensionistas em decorrência da pandemia. Entre os relatos estão as experiências do Programa Ser Saudável, do Projeto Saúde e Espiritualidade e do Projeto Duas Palavras, além de uma entrevista do Programa Sustentabilidade no Habitat Social.

Confira aqui o conteúdo do n° 1 da Extentio.

 

Redação: Alessandra Senna