Nenhum banner foi encontrado

Fundada em 1973, a graduação de Psicologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) é uma das mais antigas do Rio Grande do Sul, e a primeira do interior do Estado. Seu currículo é constantemente atualizado buscando uma melhor promoção de diagnóstico, prevenção e tratamento em diferentes níveis de complexidade em saúde mental. “Estamos chegando aos 50 anos do curso, e, ao longo desta trajetória, ele tem mesclado tradição e inovação, e construído pontes para o entendimento humano”, destaca a coordenadora Maria Clara Salengue. 

Para celebrar o cinquentenário, na terça-feira (1º), das 16h às 20h, a coordenação, o corpo docente, e o Diretório Acadêmico (DA) da Psicologia realizam um momento de confraternização cheio de surpresas. Às 18h, será realizada uma cerimônia, e egressos do curso estão convidados a comparecer.

Para a egressa de Psicologia do ano de 2001, Vanessa Teixeira, foi uma alegria ter cursado numa escola tão tradicional, e com grade curricular tão qualificada. “Minha experiência foi tão boa, que continuei na carreira acadêmica. Lembro que na época eu participei de tudo que era possível: diretório, cursos de extensão de trabalhos de administração e na gestão do curso. Guardo com muito carinho e orgulho esta experiência”, declara.

Lavinie Frenzel dos Santos é aluna e presidente do Diretório Acadêmico. Ela escolheu estudar Psicologia na UCPel por ser um curso com uma história super importante e consolidada na cidade. “Foi o primeiro curso de psicologia de Pelotas e que formou muitos profissionais importantes para a área, e hoje, estando no curso que eu amo e ainda sendo uma representante dos seus discentes, na presidência do Diretório, eu me sinto muito orgulhosa de fazer parte dessa história”, comemora.

Ela conta que, além do Diretório, que promove diversas atividades acadêmicas e confraternizações sociais, o curso tem ainda a Liga Acadêmica de Psicologia e Saúde (LAPS), que a cada semestre traz uma nova temática com palestras e debates. “Temos a Olimpo, a atlética acadêmica das ciências da saúde, que proporciona confraternizações e atividades esportivas e exercícios práticos. A UCPel oferece diversos locais para estágios e ações de curricularização, e existem também várias Pesquisas e Projetos de Extensão”.

O Diretório fica no 2º andar do prédio da Clínica Psicológica no Campus I, sala 207E, e no Instagram @psicoucpel.

Alta procura pela Psicologia
Um aumento expressivo na procura por cursos de Psicologia vem sendo observado no cenário educacional. Dados do Censo da Educação Superior realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), revelam que mais de 315 mil pessoas iniciaram seus estudos nesta área em 2022. Um crescimento de 112,4% nas matrículas também foi constatado na última década.

Em virtude destes números o curso de Psicologia figura como a segunda maior graduação presencial no país, ficando atrás apenas do curso de Direito. 

Redação Marcela Santos