Sobre o Curso


O profissional de Psicologia é capaz de compreender e intervir nos fenômenos e processos psicológicos dos indivíduos. Atua em direção à promoção do desenvolvimento e da saúde psíquica, a partir de intervenções individuais, em grupos, em instituições ou em comunidades. O mercado de trabalho é bastante diversificado resultando em oportunidades crescentes.

Na UCPel, o acadêmico do Curso de Psicologia tem como diferencial a inserção bastante significativa nas pesquisas, impulsionada, principalmente, pelo vínculo com o Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento. As ênfases do curso são Saúde, Educação e Trabalho. No âmbito do curso, o Serviço de Psicologia realiza mais de 30 mil atendimentos e coordena a atuação dos estagiários nos diferentes cenários de aprendizagem a partir do qual são realizados diagnóstico, prevenção e tratamento em diferentes níveis de complexidade em saúde mental.

Possíveis áreas de atuação: 

Clínicas; Empresas; Hospitais; Organizações esportivas e sociais; Comunidades; Centros de reabilitação; Instituições educacionais; Serviços públicos, tanto no âmbito da saúde como da educação e da assistência social. O profissional poderá atuar, ainda, de forma interdisciplinar com profissionais de diferentes áreas. 

Titulação: Psicólogo

Duração do Curso: 10 semestres 

Carga Horária: 4.000 horas

Turno de Funcionamento: Tarde


Qual o horário de atendimento do Coordenador do Curso?
Acesse o link: Horários de atendimento do coordenador na Secretaria Geral


Data Criação: Resolução CONSUN/UCPel Ata n° 58, publicado em 25/06/1973 
Reconhecimento do MEC: Portaria MEC n° 241, 26/03/1980, DOU 28/03/1980, Parecer n° 117/1980 CFE de 05/02/1980
Nota no Enade: 4
Conceito no MEC: 4