Alunos de escolas públicas participaram de atividade promovida pelo curso de Psicologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Auxiliar na escolha profissional, através de ferramentas que identificam interesses e vocações, foi a proposta da atividade realizada na disciplina de Orientação para Habilidades Profissionais.

Ao longo do semestre, os alunos visitaram escolas públicas e aplicaram testes e dinâmicas em grupo para turmas do 3º ano do ensino médio. Através das ações, foi possível identificar as aptidões, conhecimentos e habilidades dos participantes.

A estudante da escola Nossa Senhora de Lourdes, Thais Cardoso Alves, viu na atividade a possibilidade de decidir qual graduação cursar, visto que tem afinidade com a área da saúde, mas ainda não definiu a profissão. Assim como ela, a maioria dos estudantes vê essa decisão como um desafio.

De acordo com a acadêmica Carolina Voloski Hammes, apontar uma profissão é algo muito específico, por isso o resultado dos testes sugere áreas, como biológicas, humanas, exatas, administrativas, artística ou social. Segundo ela, atuar na disciplina, ministrada pela professora Rosane Feijó, só reforçou o aprendizado de sala de aula. “Temos contato com pacientes desde o início do curso, então chegamos ao 8º semestre com prática no atendimento”, complementou.

Os resultados dos testes foram entregues para os participantes em orientações individuais, realizadas na UCPel. Conforme a acadêmica Flávia Domingues Pereira, entre as dúvidas mais frequentes, estavam mercado de trabalho, retorno financeiro e atuação das profissões.

Redação: Manuelle Motta